Um dos países que gostaria de visitar é sem dúvida alguma Cuba.
Porquê?
Pela paisagem magnífica, por ser um pedacinho de terra algo parado no tempo, por ter a melhor impressão das suas gentes, por me atrair de sobremaneira o modo como as suas gentes encaram a vida, também pela curiosidade de observar como vive um país num regime fechado e ditatorial e é hoje o único país do ocidente a deter um governo socialista.
Cuba foi a primeira região do Novo Mundo descoberta por Colombo, situada a norte do mar do Caribe tem uma história riquíssima, desde o domínio espanhol que acabou em 1898 com a ajuda dos EUA, que depois viriam a formar um governo militar na ilha, sendo finalmente erradicada da ilha a influência ianque em 1959 pelo Exército Rebelde, liderado por Fidel Castro. O país tem ainda uma grande história bélica com os EUA e episódios como a Baía dos Porcos ou a crise dos Mísseis, quando em plena Guerra Fria o Kremlin decidiu instalar em cuba mísseis nucleares bem apontados aos americanos.
Depois é claro quem não gostava de ficar a saber quais os segredos do rum cubano, dos charutos cubanos, visitar em Havana os clubes de salsa e Mambo, e ver as estradas onde circulam os belíssimos carros clássicos.
Se Havana vale mais pelas suas gentes, pela cidade em si, pelos sítios que há para beber e ouvir boa música, em suma para ter um contacto mais próximo com a cultura cubana, é em Varadero que se encontram as melhores praias e os melhores hotéis.
Em Havana visitar o Museu de História Natural, o Capitolio, o o Museo da Revolução e Pavilhão Granma, Plaza de la Revolución, visitar o night-club “La Zorra e lo Cuervo”, caminhar pela Malecon em Havana Velha, ver a Plaza de Armas, ver o Castilho da Real Fuerza, , , ir dançar boleros (ou pelo menos ver) no Pico Blanco e muitas mais coisas haveria para dizer e claro fazer. Há ainda a referir que Havana Vieja, o centro histórico da cidade, é considerado pela UNESCO como Património da Humanidade.
Em Varadero pode-se fazer mergulho, ski aquático e passeios de catamarã, no Grande Parque Nacional Península de Zapata toma-se conhecimento de uma fauna e flora de excepção, deve-se ir a Lagoa do Tesouro um pequeno paraíso ecológico, há também a visitar a Mansão Xarandu e visitar as pequenas cidades de Matanza e Cárdenas, ricas em tradições culturais.
Eis algumas razões e incentivos para eu e quem ler este artigo visitarmos Cuba.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário