Fui hoje à biblioteca da Mealhada procurar um filmezito para ver e depois de muito procurar na prateleira lá me deparei com um que me chamou mais a atenção, chamado Bobby.
O elenco é luxuoso: Sir Anthony Hopkins, Christian Slater, Demi Moore, Laurence Fishburne, Helen Hunt etc… e sal.
O filme está próximo de ser um filme puzzle, mas não o é.
A obra decorre durante a eleição de Robert Kennedy como candidato dos democratas para a presidência dos EUA, onde nos é mostrado através das personagens os conflitos sociais e culturais de uma América a viver a sua mais importante década, os anos 60. Poder-se-ia dizer que o país vivia uma crise existencial, com as questões raciais e o Vietname a “pedir” a definição do país.
A acção do filme passa-se quase inteiramente no hotel Ambassador, onde a vida de brancos, negros, mexicanos, casais, amantes, reformados, drogados, deprimidos, enfim toda uma sociedade moderna, se cruza senão directamente acabarão por se cruzar indirectamente.
A acção do filme vai desaguar no assassinato de Robert Kennedy por Sirhan Sirhan (O motivo para assassinar Kennedy seria em retaliação pelo apoio americano a Israel na Guerra dos Seis Dias em 1967).
Os discursos de Robert Kennedy remetem-nos para o actual presidente, Obama. Um discurso assente na esperança, na fraternidade e acima de tudo a apontar um caminho que deveria, e deve, ser seguido.
O filme mostra-nos aquilo que a América podia ter sido e acabou por não ser. Os republicanos por Nixon acabariam por vencer as eleições em 1968.
O final do filme é para ver, rever e voltar a ver.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Curti bue este filme... o facto de não haver actor a fazer de RKennedy e de serem encaixadas (e bem!) imagens reais, esta simplesmente fantastico!!!
ResponderEliminar